terça-feira, 16 de agosto de 2011

Geometria Molecular!



As substâncias simples são planas e as substâncias mais complexas são tridimensionais. Para o estudo dessas formas existe a Geometria Molecular.

Modelo Vseper (teoria da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência): ao redor do átomo central, os pares eletrônicos ligantes e os não ligantes se repelem, tendendo a ficar tão afastados quanto possível.


  • Geometria Linear:
Linear: é plana com 2 átomos ao redor do átomo central.

Quando existirem apenas dois pares de elétrons, compartilhados ou não, ao redor do átomo central, a melhor maneira de mantê-los o mais possível distantes é dispô-los em linha reta (180º) conforme a figura acima. 

Ex: HCl

Ex²: CO2

  • Geometria Trigonal Plana:



Trigonal: é plana com 3 átomos ao redor do átomo central.

No caso de existirem três pares de elétrons compartilhados ao redor do átomo central, a melhor maneira da repulsão ser mínima possível entre eles é a configuração espacial de um triângulo plano, com ângulos de 120º.

Ex: CH2O
                                                      

  • Geometria Tetraédrica:
Tetraédrica: é espacial com 4 átomos ao redor do átomo central. Ex: CH4
Quando existirem apenas quatro pares de elétrons ao redor do átomo central, o melhor arranjo espacial para diminuir as repulsões é um tetraedro, formando ângulos de 109º 28.

  •  Geometria Piramidal;
O NH3 possui geometria piramidal.

No caso dessa geometria, existem pares de elétrons não compartilhados. Na amônia (NH3) por exemplo, o par de elétrons não compartilhado ocupa um uma região maior ao redor do átomo de nitrogênio comparando com os pares ligados. Como resultado, temos que a repulsão entre o par de elétrons não compartilhado e os pares compartilhados é maior do que a repulsão que os pares de elétrons compartilhados realizam entre si. Isso significa uma geometria com ângulo menor que a do tetráedrico (menor que 109º28).

  • Geometria Angular:

Ex: molécula da água.
Os dois pares de elétrons do oxigênio não compartilhados repelem mais intensamente os pares compartilhados forçando a aproximação destes para um valor angular menor que o ângulo tetraédrico de 109º. Valores experimentais indicam um ângulo de 104º para essa geometria.


  • Geometria Bipiramidal Trigonal:
Exemplo: PCl5.

O átomo central possui 5 elétrons na camada de valência que podem se ligar aos átomos de cloro para formar a molécula PCl5. A Geometria formada para a repulsão ser mínima entre esses pares de elétrons ligados é a bipiramidal trigonal.

  • Geometria Octaédrica:

Na molécula de SF6, o enxofre (S) possui seis pares de elétrons prontos para serem compartilhados com seis átomos de flúor. Para a repulsão entre os pares de elétrons ligados ser mínima, a geometria formada é a octaédrica. O ângulo é de 90º.
  • Geometria Gangorra:


Na geometria gangorra, o átomo central está compartilhando quatro elétrons com os outros átomos e possui um par de elétrons sem compartilhar. A repulsão exercida entre o par de elétrons não compartilhado e os pares de elétrons compartilhados geram um ângulo de 120º, e a repulsão entre os pares compartilhados formam ângulos de 90º graus.

Vídeo!!


36 comentários:

  1. Respostas
    1. Gangorra (5 átomos e sobra elétron no átomo central)

      Excluir
  2. É com bastante prazer ter encontrado este conteúdo simples e resumido. Gostei bastante

    ResponderExcluir
  3. muito bom eu como ´professor gostei muito

    ResponderExcluir
  4. eu sou os mestre dos magos

    ResponderExcluir
  5. uma grande gulosa bunda

    ResponderExcluir
  6. thais carla sim ou claro?

    ResponderExcluir
  7. richard gosta de mamar muiito

    ResponderExcluir
  8. porque o joao e o vinicius voa com o vento?

    ResponderExcluir
  9. caua o mais viado 458597844-

    ResponderExcluir
  10. richard gosta da ninha oika

    ResponderExcluir