quarta-feira, 20 de março de 2013

Polímeros sintéticos!


Os polímeros sintéticos (artificiais), são encontrados no nosso dia a dia: roupas, brinquedos e até na comida. São materiais muito importantes para a criação desses produtos.




1-      Polímeros de adição:

a)      Polímeros vinílicos: um bom exemplo é o POLIETILENO que foi formado no século XX por reações de adição, unindo várias moléculas do eteno. Nesse processo o reagente é chamado de monômero e o produto é chamado de polímero. O nome da reação é polimerização.

Equação da reação de polimerização do etileno:


n = é um número grande de moléculas do reagente.
O polietileno é usado na fabricação de brinquedos e sacos plásticos.

b)      Elastômeros: são polímeros que possuem como propriedade a elasticidade, como por exemplo a borracha natural. Os químicos produziram elastômeros sintéticos como o neopreno e o polibutadieno.

c)       Copolímeros: um polímero normal é aquele que é fabricado a partir de um único monômero. Quando o polímero é fabricado com mais de um tipo de monômero, é chamado de copolímero.

Ex: SBR (uma borracha sintética).

d)      Vulcanização:

 É o processo em que se aquece a borracha (natural ou sintética), com 3% de enxofre na presença de um catalisador apropriado (PbO). Com isso, algumas ligações duplas de abrem e reajam com o enxofre formando “pontes”, constituídos por um ou mais átomos de enxofre, que unem as várias cadeias do polímero. A borracha não vulcanizada apresenta moléculas que podem deslizar e se separar quando ela é esticada. Quando a borracha é vulcanizada e é esticada, são as pontes de enxofre que dificultam a ruptura do material. Com uma borracha mais resistente é possível então, fabricar pneus por exemplo.


  •  veja agora alguns exemplos de polímeros de adição e suas aplicações:
Teflon ou politetrafluoretileno: revestimento de panelas.
Polipropileno: pára-choques de automóvel, tapetes.
Isopor ou poliestireno: bóias, isolantes térmicos.
PVC - poli(cloreto de vinila): tubos para encanamento, garrafas plásticas, filmes (plástico para embalar alimentos).
PVA ou poli(acetato de vinila): tintas, chicletes, adesivos.

2- Polímeros de Condensação:

São materiais obtidos por meio de reações nas quais há eliminação de pequenas moléculas, geralmente de água, chamadas reações de condensação.

a) O náilon:

Exemplo de uso: roupas, linhas de pesca...

 O náilon é um polímero pertencente a classe funcional amida (poliamida), que é obtido por meio da condensação do ácido adípico com a hexametilenodiamina. Observe a reação:



 O náilon é resistente, fácil de moldar, tem várias formas de utilização, como a confecção de fibras têxteis, engrenagens, pulseiras de relógio, garrafas, etc.


b) Kevlar:

Exemplo de Uso: esquis, colete á prova de balas...

O Kevlar é um polímero com intensa atração entre as cadeias, fazendo com que a indústria substitua cabos de aço pelo Kevlar. Sua estrutura é a seguinte (fragmento):


c) Poliéster:



Exemplo de uso: guarda chuvas, varas de pescar...

Poliésteres são polímeros pertencentes a função éster. Um dos poliésteres mais importantes é o fabricado por meio da reação química entre o ácido tereftálico e o etilenoglicol. A equação da reação é:

d) Silicone:


Uso: bicos de mamadeira, chupetas...

São polímeros que possuem longas cadeias de silício e oxigênio intercalados. Grupos orgânicos também estão presentes, unidos aos átomos de silício dessa cadeia, como podemos ver:


Se as moléculas de silicone foram pequenas, apresentaram um aspecto de óleo, a medida que as cadeias de tornam maiores, o silicone passa a adquirir um aspecto de borracha. Na confecção de chupetas e bicos de mamadeira, as cadeias devem ser muito longas e por isso tem alta resistência térmica.

3- O Plástico:


O termo 'Plástico' é normalmente usado para se referir aos polímeros artificiais. Contudo, os plástico são divididos em dois grupos:


  • Polímeros termoplásticos: quando aquecidos, amolecem e permitem a moldagem. Ex: PVC, PVA, polipropileno.
  • Polímeros termofixos: ao serem aquecidos, não amolecem. E se decompõe caso o aquecimento continue. Ex: borracha, baquelite (um polímero de condensação).
4- Fibras Têxteis:

Quando um material pode ser transformado em fios, e com eles podem ser obtidos os tecidos.

  • Naturais:



: material formado por proteínas, provenientes da tosa de alguns animais, como a ovelha.









Seda: de natureza protéica, é produzida pelo bicho de seda ao elaborar seus casulos.








Algodão: fibras de polissacarídeo celulose existentes ao redor da semente da planta algodão.





  • Artificiais:
Poliéster, náilon, lycra...

Videos!




Exercícios: http://www.4shared.com/file/z6_t0dtj/Polimeros.html?

Nenhum comentário:

Postar um comentário