1- Petróleo:
A palavra 'petróleo' significa 'óleo de pedra'. Esse nome se justifica em razão de que esse material que aflora espontaneamente do subsolo era recolhido de certas formações rochosas. É encontrado em depósitos subterrâneos, tanto dos continente quanto dos oceanos. A teoria de sua origem é que o petróleo é produto da decomposição lenta de pequenos seres marítimos, animais e vegetais. É um líquido escuro, viscoso e insolúvel em água e rico em hidrocarbonetos (principalmente alcanos).
Usina de Petróleo |
- Coluna de Fracionamento do petróleo:
Todas as frações obtidas (gases, gasolinas, querosene, ...), são predominantemente misturas de hidrocarbonetos:
Dependendo da porcentagem das frações que o constituem, o petróleo pode ser classificado em diferentes categorias:
- Parafínico: constituído predominantemente por até 90% de alcanos.
- Asfáltico: constituído predominantemente de hidrocarbonetos de massa molecular elevado (acima de 26c).
- Naftênico: apresenta de 15% a 20% de ciclanos.
- Aromático: com 25% a 30% de compostos aromáticos.
b) Petróleo Bruto e petróleo Cru: O petróleo é retirado do subsolo por meio de perfurações (em usinas). Esse material obtido na extração contém diferentes tipos de impurezas, por isso recebe o nome de petróleo bruto. Para separar as impurezas do petróleo, teve submeti-lo à vários processos de purificação: decantação, filtração. Desses processos obtém-se o petróleo cru (que contêm apenas hidrocarbonetos), com a destilação fracionada, vai haver a separação de diferentes componentes do petróleo cru.
2- A Gasolina:
A gasolina é uma mistura de vários hidrocarbonetos (6 a 12 carbonos). Em motores a combustão, uma faísca elétrica, fornecida pela vela, faz explodir uma mistura de gasolina vaporizada em forma de spray e ar comprimido num cilindro. Dessa reação química, expandem gases que movimentam os pistões responsáveis pelo movimento das rodas do veículo. Para medir a qualidade da gasolina, utiliza-se o chamado índice de octanagem (número de octanos):
- Índice de Octanagem:
A gasolina é um combustível usado em motores a explosão. Quanto mais eficiente a explosão, maior será a potência do motor. O índice de octanagem mede a resistência da mistura gasolina + ar à detonação espontânea quando submetida a compressão, baseando-se para isso, em dois componentes da gasolina: o n-heptano e o isoctano:
3- Hulha:
A hulha é um carvão mineral resultante da fossilização da madeira. A hulha possui alto teor de carbono (80%).
4- Gás Natural:
O gás natural é um ótimo combustível, tanto pelo seu alto poder calórico como pelo fato de ser menos poluente do que outros derivados do petróleo.
Vídeo!
Vídeo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário