terça-feira, 20 de setembro de 2011

Radioatividade!

Marie Curie - grandes descobertas sobre a radioatividade

Radioatividade é o fenômeno pelo qual, um núcleo instável imite espontaneamente determinadas entidades (partículas e ondas), chamadas de radiações, e transforma-se em um outro núcleo mais estável. Esse fenômeno se deve unicamente ao núcleo do átomo. fatores químicos, estado físico, pressão e temperatura não influem na radiatividade.



  • Tipos de radiações:

Radiação alfa (α): São partículas positivas iguais ao núcleo do átomo do elemento hélio, ou seja, cada uma é constituída por dois prótons e dois nêutrons. Portanto, a partícula alfa apresenta  carga +2 e massa 4.
Radiações beta (β): são partículas negativas iguais aos elétrons, ou seja, cada partícula beta é um elétron, a partícula apresenta a carga -1 massa o como 0. Como não se admite que o núcleo contenha elétron, a partícula beta deve se formar pela desintegração de um nêutron.

Nêutron ----> Próton  + elétrons + neutrino

Esse elétron é imediatamente expulso pelo núcleo e recebe a denominação de  partícula beta.


Radiações gama (γ): São ondas eletromagnéticas cujo comprimento de 0,5 A°  a 0,005 Aº. Esse tipo de radiação acompanha normalmente as radiações alfa e beta. Por serem ondas eletromagnéticas apresentam cargas e massa nulas.

Poder de penetração das particulas






  • Efeitos fisiológicos das radiações:



A radiações são muito perigosas para as pessoas. O perigo está diretamente ligado à:

1- Intensidade da radiação em rontgen. O ser humano submetido a radiações de 200r será acometido de doenças fatais e até a morte.

2- Ao tempo de exposição.




3- Ao tipo de radiação. As radiações gama são as mais perigosas.







  • Fissão Nuclear:

Processo que ocorre ruptura do núcleo por meio de bombardeamento com partículas. A energia nuclear, quando controlada em um reator ou usina nuclear é útil, sem controle desenvolve-se uma reação em cadeia, acompanhada de explosão (bomba atômica).



  • Fusão nuclear:

Processo em que ocorre a reunião de núcleos pequenos para formarem em núcleo maior. Ex: o sol.


  • Acidentes e ataques nucleares:




Ataques à Hiroshima e Nagasaki

Ataque com arma nuclear pelos Estados Unidos contra o Japão na época da Segunda Guerra Mundial, deixando as cidades devastadas, milhares de mortos e contaminação de radiatividade.





Chernobyl

Em 26 de Abril de 1986 ocorreu o acidente nuclear de Chernobyl. Um reator da central de Chernobyl explodiu e liberou uma imensa nuvem radioativa contaminando pessoas, animais e o meio ambiente





Césio -137 (Goiânia)

Um aparelho utilizado em radioterapias foi encontrado abandonado por catadeiros. Foi desmontado e passado para outras pessoas gerando uma grande contaminação.





Vimos recentemente os terremotos que devastaram o Japão e que causou um acidente nuclear em sua usina, causando grande contaminação.

Videos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário