É a reação de uma espécie química com água. Ocorre hidrólise de um sal quando forma-se um ácido fraco ou uma base fraca (hidrólise parcial), ou forma-se simultaneamente um ácido fraco e base fraca (hidrólise conjunta).
1- Prevendo o caráter ácido-básico de uma solução de sal
Você deve imaginar que uma solução salina é neutra, certo? Pois isso nem sempre é verdadeiro. Existe um modo de sabermos se a solução salina será neutra, ácida ou básica. Observe os seguintes sais:
A. NaCN: é um sal de ácido fraco e base forte. Há predominância do caráter básico e a solução de NaCN é básica.
B. NH4Cl: é um sal de ácido forte e de base fraca. Predomina o caráter ácido e a solução de NH4Cl é ácida.
C. NaCl: é um sal de ácido forte e de base forte. Ocorre um "empate" entre caráter ácido e básico, portando a solução de NaCl é neutra.
D. NH4CN: é um sal de ácido fraco e base fraca. Nesse caso, para decidir se o meio é ácido ou básico, devemos consultar Ka e Kb.
Para o HCN - Ka = 4,9 x 10-10
Como Kb > Kb = solução básica.
Observe que estes sais são derivados dos ácidos e bases abaixo:
HCl - ácido forte NaOH - base forte
HCN - ácido fraco NH4OH - base fraca
Clique na imagem para ampliar!
2- Hidrólise de Sais:
Aprendemos como descobrir se a solução salina será ácida, básica ou neutra. Agora precisamos entender sobre o aparecimento de H+, quando a solução salina é ácida, ou de OH- quando a solução salina é básica. Usaremos os mesmos exemplos:
Caso A: NaCN é um sal de ácido fraco e base forte.
Caso B: NH4Cl é um sal de ácido forte e base fraca.
Caso C: NaCl é um sal de ácido forte e base forte.
Caso D: NH4CN é um sal de ácido fraco e de base fraca (Kb>Ka).
Observe as reações:
Caso A: CN- (aq) + HOH(l) <---> HCN(aq) + OH- (meio básico).
O processo produz íons hidroxila OH-, aumentando a concentração desse íon na solução (comparada a água pura). O meio adquire caráter básico. Os íons Na+ permanecem em solução sem reagir com a água.
Caso B: NH4 (aq) + HOH(l) <---> NH4OH + H+ (meio ácido).
Este processo, que produz íons H+, provoca aumento de concentração desses íons na solução (comparada a água pura) e, por isso, o meio se torna ácido. Os íons Cl- permanecem em solução, sem reagir com a água.
Caso C: NaCl é um sal de ácido forte e base forte. Não há hidrólise do cátion nem do ânion. E o meio permanece neutro.
Caso D: NH4CN é um sal de ácido fraco e de base fraca. Ocorre a hidrólise do cátion e do ânion. O ácido e a base formados nas reações de hidrólise são fracos e, nesse caso, decidimos o caráter do meio (ácido, básico ou neutro) comparando Ka e Kb. Verificamos anteriormente que Kb>Ka, o que significa que a base formada é menos fraca que o ácido. Assim, a solução aquosa do sal será básica.
Portanto, Hidrólise Salina é o nome do processo em que o cátion e/ou ânion proveniente(s) de um sal reage(m) com a água e apenas cátions de base fraca e ânions de ácido fraco sofrem hidrólise.
A constante de equilíbrio para reações de hidrólise é chamada de constante de hidrólise (simbolizada por Kh). Exemplo:
Para a reação: CN- (aq) + HOH(l) <---> HCN(aq) + OH-, Kh será:
Kh - [HCN].[OH-]/[CN-]
Videos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário