Transformações da Matéria:
É quando a matéria sofre alteração. Dois tipos:
a) Transformações Químicas: também chamado de fenômenos químicos, ocorrem quando as transformações são irreversíveis. Por exemplo: na queima da madeira, não podemos fazer com que as cinzas volte a ser madeira novamente.
b) Transformações Físicas: também chamado de fenômenos físicos, são transformações em que a matéria pode voltar a seu estado original. Por exemplo: o gelo pode derreter, mais podemos congelar a água para formar o gelo novamente.
Lei de Lavoisier e Lei de Proust:
No século XVII, o cientista Antoine Lavoisier realizava diversos experimentos em recipientes fechados. Ele descobriu que no interior de um recipiente fechado, a massa total não muda, quaisquer que sejam as transformações que venham a ocorrer. Essa lei ficou conhecida como a Lei da Conservação da Massa.
"Na natureza, nada se perde, nada se cria, a matéria apenas se transforma."
Joseph Louis Proust, descobriu por meio da experiência que uma substância composta é formada por substâncias mais simples, unidos sempre na mesma proporção em massa. Essa lei também é chamada de Lei das Proporções Constantes.
Essas leis são chamadas de Leis Ponderais, e foram importantíssimas para a evolução do estudo da Química.
As Substâncias Químicas:
a) Substâncias Químicas Simples: são formadas de um mesmo elemento químico, não sendo possível dividi-las para formar outras substâncias. Ex: hidrogênio, enxofre...
b) Substâncias Químicas Compostas: (ou compostos químicos), são formados por átomos ou íons de elementos químicos diferentes.
Transformações Físicas:
O sólido tem volume constante e forma constante. As moléculas permanecem em posições fixas formando um reticulado cristalino (arranjo de átomos encontrados em sólidos).
O líquido tem volume constante e forma variável. As moléculas se movimentam com certa liberdade.
O vapor ou gás, tem volume variável e forma variável. As moléculas se movimentam em todas as direções em alta velocidade e grande liberdade de movimentação.
Video!
Nenhum comentário:
Postar um comentário